terça-feira, 13 de abril de 2010

Redes de Informação



Pela Internet
Gilberto Gil


Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na Praça Onze tem um videopôquer para se jogar...


Vocabulário

Oriki - palavra da língua Yorùbá, que tem vários significados, um deles pode-se traduzir como literatura ou textos para a língua portuguesa.

Taipé ou Taipei - é a capital de fato e maior cidade da República da China, no norte da ilha de Taiwan (antiga Formosa).

Calcutá - é a capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental, na Índia.

Connecticut - é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na região da Nova Inglaterra.

Milão - é a capital da região da Lombardia, província de Milão.

Gabão - é um país africano.

Nepal - é um país asiático dos Himalaias, limitado a norte pela China (Tibete) e a leste, sul e oeste pela Índia.

Praça Onze - está situada na cidade do Rio de Janeiro.

Helsinque - é a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país.

Usei esta música para problematizar as aulas 9 e 10 de Geografia. Boa experiência!

0 comentários: